Como preparar vegetais congelados?

Cada vez mais pessoas estão buscando a combinação de “praticidade” com “alimentação saudável”, certo? Pensando nisso, muitas estão se surpreendendo com os benefícios dos vegetais congelados e já correm para tê-los no freezer da sua geladeira! Mas na prática, ainda há muitas dúvidas no preparo, como: “Será que preciso lavar e higienizar o produto antes de usá-lo? Ou então “Preciso descongelar o produto antes de coloca-lo na receita”?”. Enfim, estamos aqui para tirar todas essas dúvidas!

Veja as principais dúvidas de como preparar vegetais congelados:

Preciso lavar ou higienizar os vegetais congelados antes de usá-los?

Não. Para facilitar a sua vida, os vegetais congelados já vêm cortados, lavados, selecionados e higienizados pela fábrica. Desta forma, é só você tirar do pacote e adicioná-los em suas receitas. Um alimento seguro direto pro seu prato, do freezer para a panela! Saiba mais nesse post sobre tudo que você precisa saber de vegetais congelados.

Preciso descongelar antes de colocá-los em minhas receitas?

Depende. Para garantir uma textura crocante, a melhor forma é colocá-lo direto nas suas receitas, sem descongelar. Exemplo: vai fazer uma farofa, um recheio de torta, uma sopa, cuscuz etc., o calor da cocção vai descongelando o vegetal naturalmente. Sem precisar descongelar previamente, assim, você ganha tempo e não prejudica a textura dos vegetais. Mas para fazer um prato frio, como uma salada, por exemplo, é interessante você dar aquele “susto” na água fervente, mas deve ser de no máximo 1 minuto. Se demorar mais, vai deixar a textura dos vegetais amolecida demais. E por último, caso queira fazer um suco com espinafre, coloque-o congelado no liquidificador e economize gelo! Refrescante e bem prático!

Quais as formas de preparar os vegetais congelados?

  • Refogados

Se quiser legumes crocantes, saborosos e rápidos, a forma mais indicada de preparar os vegetais congelados é colocando-os diretamente do freezer (ainda congelados) para suas receitas! Mas como assim? Retire-os dos pacotes, bem congeladinhos, e junte no seu refogado, no recheio da sua torta, no yakisoba etc. Não é preciso descongelar antes! Assim, você ganha tempo, mantêm a sua textura crocante e suas cores vivas!

  • Grelhados

Uma alternativa rápida e saudável (com pouca gordura). Da mesma forma que a opção de refogados, coloque os vegetais congelados diretamente do freezer, ainda congelados, para a grelha com um pouquinho de azeite ou óleo e temperos de sua preferência! O preparo é muito rápido e vão ficar irresistivelmente crocantes!

  • Vapor

Mesmo que leve mais tempo, preparar os vegetais congelados no vapor aumenta a conservação das suas vitaminas e consegue deixá-los ainda mais crocantes! Afinal, eles são congelados in natura, não são pré-cozidos. O tempo de preparo vai depender da potência do seu fogão, da quantidade a ser feita etc. Mas o resultado é de surpreender os olhos! Cores lindas, vivas de vegetais recém-colhidos!

Posso preparar os vegetais na água fervente?

Quanto mais tempo em água, mais perda de nutrientes. Além de alterar a textura dos vegetais congelados também. Desta forma, recomendamos que este tempo não exceda 1 minuto. Dessa forma, você consegue manter as qualidades de um vegetal fresco, recém-colhido. Indicamos o uso para pratos frios como saladas, por exemplo.

Esclarecemos as dúvidas principais que envolvem as formas de preparar os vegetais congelados. Caso ainda tenha alguma dúvida, deixa aqui nos comentários pra gente! E se ficou curiosa (o) e quer saber receitas rápidas feitas com vegetais congelados, acesse esse post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *