Como ter uma alimentação saudável sem tempo?

Como ter uma alimentação saudável sem tempo?

Horários malucos, rotina pesada após um dia cheio no trabalho e lá vem o cansaço… Quem nunca?  Com esse dia a dia corrido, ter uma alimentação saudável sem tempo para muitas pessoas é um grande desafio. Será que tem como? E a resposta é: SIM! Mesmo com a vida agitada, alguns pequenos ajustes já vão fazer uma GRANDE diferença!

Quer saber como ter uma alimentação saudável sem tempo? Vamos às dicas!

1 – Qualidade em primeiro lugar

Uma rotina agitada pode impedir você de fazer várias refeições ao longo do dia, mas independente disso, o mais importante é que priorize a qualidade na sua alimentação para um funcionamento harmonioso e feliz do seu corpo. Coma variado e aumente o consumo de alimentos verdadeiros (in natura ou minimamente processados), que você pode encontrar na feira ou mesmo nas gôndolas dos supermercados (vegetais congelados são uma ótima opção pra quem não tem tempo de ir à feira). Inclua mais arroz, feijão. Diminua os alimentos processados. Tome mais água (carregue as famosas garrafinhas) e evite o excesso de bebidas doces (refrigerantes ou sucos adoçados).

2 – Tenha um snack saudável a tiracolo

Com o tempo apertado, alguns alimentos ajudam a saciar a fome entre as refeições, sem deixar a qualidade de lado, garantindo uma alimentação saudável sem tempo. Nozes, castanhas, frutas secas, fruta ou até um iogurte (se tiver uma térmica). Carregue-os na bolsa ou na mochila. Isso evita comprar alguns alimentos não tão interessantes somente pelo impulso. Escolha os alimentos que mais gosta e já os coloque na sacola!

 3 – Faça um planejamento da semana

Deixar para pensar no jantar só quando chegar em casa, depois de um dia todo na rua, provavelmente vai te levar a optar mais por alimentos já prontos de qualidade nutricional inferior a de uma comida caseira. Não é mesmo? Saiba que não existem alimentos bons ou ruins em quantidades adequadas. Porém, quanto mais diversificada e rica em produtos naturais for a sua alimentação, mais você terá prazer, disposição e satisfação.  Organize sua alimentação da semana e faça uma lista de compras para se concentrar nos ingredientes essenciais que não podem faltar no seu cardápio. Ah! Tire uma foto da sua despensa para checar seu estoque, se precisar. Procure manter uma base de qualidade com algumas opções do seu gosto para fazer um jantar rápido num dia que não teve tempo de ir às compras. Comprar vegetais já cortados e lavados te ajuda na praticidade, contribuem na alimentação saudável sem tempo e valem o investimento!

4 – Reserve um dia para as compras

Selecione um dia da semana para ir ao mercado e tirar o planejamento da semana do papel! Assim, você consegue se organizar para manter a qualidade da sua alimentação e sua geladeira abastecida. Sem tempo para ir ao mercado? Hoje tem várias opções de compras online de redes de supermercados e até entregas de alimentos orgânicos que asseguram uma alimentação saudável sem tempo.

5 – Leve marmitas

Cozinhar é uma das melhores coisas que pode fazer pela sua saúde! Ajuda você a comer melhor e consumir menos alimentos processados. Você consegue controlar mais a qualidade e também é uma atividade relaxante, quase similar a meditação. E para garantir essa qualidade durante a semana agitada, preparar marmitas completas e levá-las ao trabalho, pode assegurar uma alimentação saudável sem tempo. Cozinhe em maior quantidade pra ter alimentos já prontos na geladeira ou congele porções. Capriche na variedade e bom apetite!

6 – Vá de restaurantes self-service

Pra quem não consegue planejar marmitas para a alimentação da semana, os restaurantes self-service são uma boa alternativa para assegurar uma alimentação saudável sem tempo!  Sim, há muita variedade de alimentos neles, de todos os grupos e formas de preparo! Priorize os alimentos verdadeiros como verduras, legumes, frutas, arroz, feijão e outros grãos (grão de bico, lentilhas etc). Preparações mais simples e naturais (assadas ou grelhadas) garantem refeições mais leves, com melhor digestão e equilibradas. Procure ver todas as opções antes para auxiliar no seu planejamento e inclua alimentos dos três grupos alimentares. Se possível, use pratos menores para controlar melhor as quantidades e não comer mais do que o necessário. Sempre varie os restaurantes para garantir novas opções de pratos.

7 – Busque ser mais consciente

Independente de ter pouco tempo para se alimentar, intensificar a sua atenção neste momento é fundamental para aumentar a percepção dos sinais de fome ou de saciedade, que são vitais para regulação do seu apetite e para manutenção de um peso saudável. Para aumentar este diálogo com seu corpo, coma devagar, perceba os sabores e as texturas dos alimentos. Além de uma boa digestão, esta técnica pode aliviar o stress, a pressão alta e até problemas gastrointestinais crônicos.

Percebemos que mesmo com uma rotina agitada, com um pouco de estratégia e organização, dá pra ter uma alimentação saudável sem tempo. Trate seu corpo com carinho e com a qualidade que ele merece! E não se esqueça de deixar seu comentário aqui pra gente! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *