Vegetais congelados: 7 dicas para não errar na compra!

 

Pode parecer besteira, mas acertar na escolha dos vegetais congelados na hora da compra pode assegurar a qualidade das suas receitas, acredita? Isso significa ter as características de um vegetal fresco recém-colhido no seu freezer, como uma cor viva, sabor suave e uma textura bem crocante! Mas muitos ainda pensam que é só chegar ao supermercado, escolher um produto BEM congelado e passar no caixa, não é?  Não é bem assim. Às vezes, um produto muito congelado (tipo uma bola de gelo) pode indicar má qualidade dele… Pois é! Mas tem como eu saber essa diferença antes de compra-lo? E a resposta é: SIM! E estamos aqui para te ajudar a fazer uma ótima escolha!

Vegetais congelados: acerte a compra e ganhe qualidade!

Para levar um produto de qualidade pra casa, abaixo listamos itens essenciais para analisar antes da compra. Veja cada um deles e não erre mais:

Confie no supermercado

Já que se trata de vegetais congelados, precisamos de supermercados com freezers de boa qualidade e que fiquem longe de  temperaturas instáveis. Uma rápida vasculhada nas gôndolas de produtos congelados já dá para avaliar: a) presença de produtos descongelados (amolecidos); b) pacotes com excesso de gelo (blocados); c) temperaturas menores que -12ºC (dá uma espiadinha nos termômetros das gôndolas). Todos estes fatores afetam a qualidade dos vegetais congelados e são decorrentes de alterações na manutenção de frio das gôndolas. Para ganhar qualidade, capriche na sua escolha do supermercado!

Mire o fundo das gôndolas

Mesmo que dê certo desconforto pelo frio na ponta dos dedos, busque os pacotes lá do fundo da gôndola. Você consegue a garantia de baixas temperaturas para assegurar a qualidade dos vegetais congelados e ter menos risco destes produtos terem sido afetados por oscilações de frio. Os produtos localizados mais acima, estão naturalmente menos expostos ao frio, são mais manipulados pelos consumidores e de quebra, tem um risco maior de estarem blocados. Blocados? Sim, descubra o que são na leitura do tópico abaixo. 😉

Fuja dos produtos blocados

Normalmente, acreditamos que quanto mais gelo nos pacotes de vegetais congelados, melhor! Assim, conseguimos garantir o frio até chegar em casa, certo? Errado! Esta quantidade enorme de gelo é um indicativo que os produtos sofreram alguma oscilação de temperatura nas lojas. Mas como isso pode acontecer? Simples: um consumidor pode desistir da compra lá na boca do caixa e largar o produto ali mesmo. Imagina quanto tempo ele vai demorar pra retornar ao freezer? E detalhe: quando ele voltar, já vai ter descongelado (e bastante) e ao congelar novamente no freezer, vai se aglomerar formando blocos de gelo. Pois é, evite-os! Geralmente, estes produtos estão localizados na parte superior das gôndolas. Fique atenta (o)!

Dá pra saber que estão blocados antes de comprar?

Sim! Pressione os pacotes para avaliar as condições de gelo. O objetivo é sentir os vegetais congelados um a um ao pressionar a embalagem fechada. Esse rápido congelamento individual feito e garantido pela indústria é chamado IQF (Individually Quick Frozen). Pequeninos bloquinhos que se desfazem facilmente, sem problemas. Mas se sentir a presença de grandes blocos, totalmente aglomerados, escolha outra embalagem. Este recongelamento com excesso de gelo do produto blocado afeta diretamente a qualidade dos vegetais congelados, o que vai refletir em alterações na cor, sabor, textura e até odor.

Evite embalagens transparentes

Algumas pessoas optam em comprar vegetais congelados que possuem embalagens transparentes com a justificativa de verem o produto que estão comprando, certo? Mas na verdade, este tipo de embalagem afeta a qualidade do produto devido à exposição dele a luminosidade das gôndolas, que prejudicam a cor, o paladar e atratividade destes alimentos.

Congelados por último

Para evitar o descongelamento precoce e afetar a qualidade dos vegetais congelados, deixe para coloca-los no carrinho de compras por último. Afinal, quanto mais tempo eles forem expostos a uma temperatura diferente da recomendada, maior a possibilidade do produto ser deteriorado. E quanto mais descongelar até chegar no freezer da sua casa, maior a possibilidade de virar um produto blocado e de má qualidade.

Sacolas térmicas

Às vezes, o percurso do supermercado até sua casa pode demorar mais do que o planejado, não é mesmo? Para garantir a qualidade do produto eleito lá no supermercado, tenha sempre uma sacola térmica a tiracolo, se possível. Assim, o risco deste produto chegar descongelado na sua casa diminui bastante e a probabilidade dele “blocar” no seu congelador também!

Direto para o freezer!

Logo que chegar a sua casa, já acondicione seus vegetais congelados no freezer para retomarem a temperatura.  Esta manutenção de baixas temperaturas irá garantir a validade de 24 meses (em média) impressa na embalagem.

Vimos que prestar atenção em alguns pontos na hora da compra, podem fazer a diferença na qualidade dos vegetais congelados que chegarão à sua mesa. E como merecemos o melhor pra nossa saúde, vale a pena ter este cuidado! Agora que já sabe escolher, aprenda também a preparar os vegetais congelados aqui. E deixa comentários pra gente! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *