Por um futuro mais saudável
Por um futuro mais saudável

Opções saudáveis para lancheiras infantis

O seu pequeno (a) cresceu e vai começar a ir para a escolinha. E agora?

Além do aperto no coração das mães com o tempo que passará distante do filho (a), vem outras preocupações como, por exemplo, o que ele deverá levar para comer?

A infância é o melhor período para educar nutricionalmente as crianças; elas são curiosas e querem provar de tudo, desde que com aparência convidativa e que tenha boas referências. Agora é o momento dos pais soltarem a criatividade e tornar alimentos saudáveis mais presentes no dia-a-dia da criança para que isso se torne um hábito que seja seguido até a idade adulta. Abaixo, algumas dicas do que pode ser utilizado:

Frutas

Sempre que possível, disponibilize na lancheira do seu filho uma salada de frutas picadas (não escolha frutas que ao entrar em contato com o ar, rapidamente escurecem – oxidam – como é o caso da maçã), pode ser colocado também apenas uma única fruta, como por exemplo, pedaços de melancia para refrescar no verão, ou frutas inteiras, como uma unidade de banana. Nessa brincadeira pode ser acrescentado frutas secas também.

Cereais, grãos e oleaginosas

Estes são fontes de fibras, minerais, vitaminas e gorduras boas.  São ótimas opções por proporcionarem saciedade e nutrientes que ajudarão no desenvolvimento da criança. Varie entre pães integrais, iogurte natural com aveia e acrescentando semente de linhaça na salada de frutas, por exemplo. Adicione unidades de oleaginosas como a castanha-do-pará (sem sal) ou amêndoas à lancheira, mas sempre em poucas unidades devido à alta concentração de alguns nutrientes em sua composição que podem fazer mal.

lancheira infantil

Legumes e vegetais

Há uma variedade de receitas práticas, rápidas e fáceis que podemos utilizar os vegetais, alguns exemplos são: patês, que ficarão ótimos se servidos num sanduiche com pão integral, ou mesmo usá-los batidos com algumas frutas, como o caso do suco de laranja com cenoura. Outra opção é disponibilizar apenas as cenouras, por que não? Crianças adoram cenoura baby.

sucos coloridos

Organização é essencial

Não deixe para pensar no que irá preparar para o seu filho no dia: monte um cardápio com as refeições que ele(a) levará durante a semana, dessa forma, evitará comprar desnecessariamente alguns insumos, não terá desperdício e evitará o uso de alimentos industrializados como suquinhos prontos e bolinhos recheados (ricos em açúcar, mas com poucos nutrientes para que ele possa aproveitar). Tente casar o cardápio de refeições da lancheira com o cardápio de refeições da casa. Assim reduzirá o trabalho no preparo de ambos, evitará desperdício e não só seu filho como o restante da família terão a presença de alimentos mais saudáveis a mesa.

Combinar os itens servidos na lancheira com os servidos em casa serve para que os pais, sempre imitados pelos filhos, apresentem o alimento para a criança, falando de seus benefícios e mostrando a elas que é um bom alimento para seu dia-a-dia.

Momento em família

Para deixar as coisas mais divertidas, prepare junto com seu filho a lancheira dele, dessa forma ele verá a fruta, legume e verdura como eles realmente são e já adquirirá o hábito de refletir sobre o que irá comer e sua importância.

Não acrescente a lancheira apenas alimentos de sua preferência. Deixe seu filho provar de tudo e observe o que ele vai gostar mais. E nunca o force a comer – é para ser uma experiência educativa e divertida não traumática. Dê tempo ao tempo.

Segurança alimentar

Segurança alimentar é uma questão que deve ser pensada: utilize lancheiras térmicas para preservar a qualidade sensorial dos alimentos e sua temperatura. Armazenar alimentos que exigem o armazenamento a frio ou a quente em locais que não atendam, o que chamamos de temperatura ambiente, podem promover o crescimento de micro-organismos, visualizados apenas por equipamentos, que aceleram o processo de degradação do alimento.

Fique atento (a) ao rótulo dos produtos que escolhe para comprar no mercado para compor a lancheira do seu filho: evite produtos com lista de ingredientes muito extensas (isso pode significar muita adição de químicos), alimentos com muito sódio (sal), e se optar por granola, certifique-se que não há muito açúcar em seus ingredientes. Tente não ser repetitivo. Ao montar o cardápio, veja quais são os legumes e frutas da época, são mais baratos e estão em melhor qualidade, varie, diversifique. Dessa forma estará aumentado a enciclopédia palatável do seu filho e já observando suas preferências alimentares.

Como pode ver, é possível preparar a lancheira do seu filho de forma mais saudável e bem prática, mas, se ainda assim, se encontra sem tempo, outra opção é a utilização de legumes congelados, pois te poupará do trabalho de selecionar, higienizar e cortar. Sugerimos os legumes congelados D’aucy, pois são conservados a frio, sem adição de nenhum componente químico, o que é ótimo não só para o seu filho como para toda a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *